terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Arnaldo Baptista - Lóki?


Lóki? é o primeiro álbum solo de Arnaldo Baptista. Foi lançado em 1974 depois de um suposto ataque nervoso e é considerado um dos melhores álbuns brasileiros dos anos 70. O álbum expressa sua angústia perante a sociedade pós-moderna, unida à análise de sufocantes aspectos da modernidade: poluição, superpopulação, solidão etc.

Loki (ou Loke) é do panteão nórdico. Deus do fogo, era irmão de sangue de Thor (filho de Odin), no sentido pactual. Loki pode ser considerado como um símbolo da maldade. Loki está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica. Ele não pertence aos Aesir, embora viva com eles. É uma figura traiçoeira, não se sabe quando se pode confiar nele.

Loki é o senhor dos truques, da trapaça e do sexo, associado com os ladrões, é, ao lado de Odin e Thor, uma das divindades mais populares da mitologia nórdica. Filho do gigante Farbauti com a giganta Laufey, é considerado um dos Aesir, mas na verdade é inimigo deles. Está ligado ao fogo e à magia e pode assumir muitas formas, sendo as mais comuns cavalo, falcão e mosca.

Sons:
01 - Será que eu vou virar bolor?
02 - Uma pessoa só
03 - Não estou nem aí
04 - Vou me afundar na lingerie
05 - Honky tonky (Patrulha do Espaço)
06 - Cê tá pensando que eu sou loki?
07 - Desculpe
08 - Navegar de novo
09 - Te amo podes crer
10 - É fácil

Lóki? - 1974

Nenhum comentário: